terça-feira, 17 de agosto de 2010

Mudando o jeito de fazer política

Chico Andrade 23023 – deputado distrital



Da maneira tradicional, numa campanha o que rola é a cara de pau, os falsos e enganadores sorrisos, muitas promessas e mentira pra todo lado. Como resultado depois das eleições, o dinheiro público desviado de suas funções e indo parar nos bolsos privados, deputados se vendendo, ao invés de cumprirem o seu dever constitucional de fiscalizar os atos do outro poder, e como vimos aqui em Brasília, desastres como um governador afastado e preso por formação de quadrilhas de delinquentes profissionais da política..

E haja esbanjação de grana, carros de som pra perturbar a vida das pessoas, cabos eleitorais a vontade, e toda forma de compra de espaços e tentativas de aluguel de consciências, como é o caso de candidatos que pagam entre R$ 70,00 e R$ 170,00 para quem permitir afixar sua foto de hiena em seus carros e com isso iludir a opinião pública.

Tá na cara que quem usa desses expedientes não está gastando o seu próprio dinheiro, ou se estiver, vai querer pegá-lo de volta com juros e correção. E isso leva a outra lógica conclusão: essas pessoas não estão querendo o voto para representar ninguém ou para fazer um bom governo, mas para satisfazerem o seu próprio e ganancioso ego e para demarcarem o terreno da safadeza, da corrupção e do desrespeito. A Lei da ficha limpa, Deus queira, pode ajudar e muito a mudar esse triste cenário.

Contudo, acredito e minha campanha vem provando, há um outro jeito de fazer política, respeitando as pessoas, suas crenças e individualidades e recuperando nelas aquilo para o que a política existe: mediar os conflitos sociais e melhorar a vida das pessoas e das cidades, atentando sempre para a busca da superação da miséria e para se por fim às terríveis desigualdades sociais.

Por isso, estou nessa campanha pedindo votos para deputado distrital pela primeira vez, e todos os dias me deparo com pessoas que estão entendendo os objetivos do nosso projeto e ajudando a torná-lo vitorioso, pois sabem elas o quanto é necessário rompermos com esses degradantes vícios políticos em nosso país e cidade. Educar as pessoas politicamente não somente é possível como diante dos acontecimentos políticos em Brasília torna-se imperativo. E não devemos pensar que isso é coisa de idealista ou sonhador não; pensar assim é um ato ainda de segregar e diminuir as pessoas. O que estou vendo me autoriza a dizer: em geral, pobres ou ricos, letrados ou não, todos e todas estão dispostos a escutar uma palavra diferente, desde que respeitosa e pertinente à esperança que cada um de nós ainda guarda de que pela política podemos fazer sim uma vida melhor; mas não melhor apenas para os enganadores e mentirosos de sempre.

Amigos e amigas, com todas as dificuldades e obstáculos que se colocaram neste caminho que depois de vinte e tantos anos de partido resolvi abraçar, estou muito feliz, especialmente por estar provando a tese de que é possível se fazer política como educação.

Peço a todos e todas que se empenhem como puderem, e agradeço de coração a ajuda que venho recebendo para os custos desta campanha “franciscana”, pois estamos provando que ainda é possível fazer uma campanha com decência, a partir da consciência e da esperança das pessoas num mundo melhor e mais justo.

Estamos sim mudando o jeito de fazer política! Até a vitória!



Chico Andrade 23023 – deputado distrital.

Nenhum comentário: