quinta-feira, 18 de março de 2010

Abaixo Todas as ditaduras

Olá amigos e amigas,


No blog do jornalista Reinaldo Azevedo, (Revista Veja), com quem, nem tudo concordo, corre uma lista de assinaturas em favor dos presos políticos cubanos, que já assinei. O "abaixo-assinado, é instrumento que busca apoio mundial às vítimas da intolerância do governo de Cuba, já que recentemente uma dessas vítimas, o provável pedreiro Orlando Zapata Tamayo, em greve de fome, veio a falecer, depois inclusive de, segundo os outros presos que lutam pela democracia na ilha caribenha, ter recorrido ou apelado ao presidente Lula por ajuda.

Uma pena que nosso presidente, tão popular em nosso continente, e cuja origem deu-se exatamente no ambiente de lutas contra uma ditadura ferrenha em nosso país, não tenha dado atenção mínima a uma manifestação da qual  ele mesmo um dia já recorreu, e que agora diz que "esse é um problema da "justiça" de Cuba", ou pior, comparando os presos de consciência cubanos a bandidos comuns no Brasil. Pode gente! Ou será que o bonde de Luladilma segue mesmo esse obscuro caminho?

Não me lembro quem é exatamente o autor da letra da música, mas vai daqui uma paródia/pedinte aos incríveis Titãs", que lançaram a belíssima melodia "Miséria é miséria, em qualquer canto", anos atrás.

Como os "nossos" Titãs, e, apesar de reconhecer alguns avanços obtidos no início da revolução cubana, por seus ideais originais e sonhos de liberdade, principalmente, levo daqui a idéia de outro canto. Mas de um conto que somente pode  sair bem, da boca dos verdadeiros democratas, que sem nenhum subterfúgio preocupam-se com os efetivos direitos humanos, em qualquer parte desse nosso mundo virado de oportunistas e de velhos e manietados equívocos.

E nesse sentido, cabe bem uma luta mundial com o tema: "ditadura é ditadura, tenha ela a cor que tiver". O resto é algo que não diz respeito nem à democracia, nem a qualquer perspectiva de socialismo,e nem muito menos à necessidade de se avançar no respeito aos direitos humanos, para uma ampla e definitiva cidadania mundial. Para apoiar a luta contra a intolerância cubana, entre na página de Veja , Reinaldo Azevedo. O blogdochico apóia essa luta!

Um comentário:

Neves disse...

Boa essa, Chico! Mas será que os democratas de ocasião pensam assim?