Já aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Legislativa, Projeto de autoria do deputado Leonardo Prudente, do DEM, prevê a participação popular na escolha do administrador regional.
A proposta deverá ir ao Plenário da Casa na próxima semana, mas é ainda tímida e conservadora, ao manter, por exemplo, a prerrogativa para o governador do DF nomear um representante de sua preferência, no caso de o resultado apontar diferente, abrindo a possibilidade do nome desse escolhido ser aprovado ou submetido ao crivo da população.
Contudo, para quem vem lutando junto há tempos pela disseminação desse tema, que consideramos tão importante para o aprofundamento da democracia e da cidadania em nossa cidade, é, sem dúvida, um passo a frente.
É possível que em Plenário o projeto possa ainda ser passível de alterações, oportunidade para que possamos enviar sugestões aos deputados distritais para, por exemplo, torná-lo mais abrangente e autônomo.
O importante é que a matéria está em pauta, tanto no âmbito local, quanto no Congresso nacional, por onde tramita PEC de autoria do deputado Rodrigo Rollemberg, igualmente propondo a eleição direta para administradores regionais.
Vamos participar e contribuir para melhorar a institucionalidade democrática em nossa cidade.
Um comentário:
Além de ganharmos o direito de eleger diretamente os administradores regionais, deveríamos, também, instituir mecanismo de tirar do posto, tanto estes quanto os parlamentares que traem suas promessas.
Postar um comentário