segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Pesquisa Datafolha confirma que povo quer Sarney fora do Senado

A mais recente pesquisa de opinião realizada pelo Datafolha confrma nossso sentimento e incentiva a campanha cívica que, a despeito da ausênca do chamado movimento social oganizado - UNE e sindcatos, por exemplo -, ganha força em todo o país, de mandar Saney pra casa e iniciar uma limpeza ética no Senado.

Os números da psquisa:

- 74% querem o afastamento de Sarney do Senado; 38% pedem sua renúncia; 66% acreditam que Sarney está envolvido sim nas irreglaridades que atingem seu nome.

Enquanto isso, um de seus amigos no Senado, alçado a presidete do Coselho de Ética, e que não recebeu um único voto para assumir o mndato, arquivou todos os 11 pedidos de abertura de processo cotra José Sarney. E tudo indica que ainda que se esforcem para negar, nossos políticos gostam mesmo é de se juntarem para uma "boa pizza". Assim, "vams baixar o tom que não sobra pra mais ninguém e todos e salvam". Será isso mesmo? Como diria um crítico jornalista agora quase silenciado: "Isto é uma vergonha"!

Agora, algumas coisas vão ficando bastante claras, quanto a um cenário de retorno à decência política em nosso país. Para isso, entre outras medidas, é preciso se implodir uma excrescência política que hoje envergonha sua origem e história, que responde pelo nome de PMDB. A outra, é acabar o quanto antes com os senadores suplentes, aqueles que tomam posse sem terem recebido nenhum voto. Além disso, devríamos e já, retomar o debate em torno da mudança do atual regime presidencialista, que ante a nossa complexa e distinta realidade social já deu o que tinha que dar, apontando para um modelo próprio de parlamentarismo, que contemple, inclusive, as dificuldades advindas do dificil e emblemático momento político da Era Lula que vivemos.

E será que o presidente Lula vai continuar fazendo dois tipos de discursos, com os quais tenta segurar Sarney e, ao mesmo tempo, passar a idéia de que somos todos um bando de idiotas?

Bem, mas idiotas, "elles" já sabem que não somos, não é mesmo? É o que provam as últimas pesquisas, e que nos estimulam a continuar dizendo: Vai pra casa Sarney...

Nenhum comentário: